No Brasil, a maior parte dos transportes de carga (61,1%) e de passageiros (95%) é feito por meio rodoviário (CNT, 2016). O modo rodoviário, ideal para o deslocamento de pessoas e bens em curtas e médias distâncias, também tem desempenhado seu papel nas viagens de longas distâncias, o que acaba sobrecarregando as rodovias existentes e, muitas vezes, reduzindo a vida útil dos pavimentos. Além disso, a densidade da malha rodoviária pavimentada do Brasil é muito pequena (25,0 km de rodovias pavimentadas para cada 1.000 km2 de área), principalmente quando comparada com outros países de dimensão territorial semelhante (Estados Unidos com 438,1 km, China com 359,9 km e da Rússia com 54,3 km) (CNT, 2016).

O Brasil precisa de profissionais especializados na elaboração de projetos e construção de rodovias para aplicar com eficiência os recursos públicos.

Com isso foi identificada a oportunidade de um curso de capacitação de profissionais que atuam na área e surgiu a ideia do Curso Engenharia rodoviária.

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